Pular para o conteúdo principal

Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina


Em 21 e 22 de novembro de 2013 foi realizado o I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina, com o tema geral “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados”, Teve como objetivo geral reunir, sobretudo, professores, estudantes, pesquisadores e gestores culturais para apresentar, debater, mapear e divulgar pesquisas, experiências institucionais, práticas de preservação e políticas públicas acerca do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. 

O evento teve duas conferências, proferidas pela Profa. Dra. Márcia Chuva, da UNIRIO (abertura) e pela Profa. Dra. Silvana Rubino (UNICAMP). 

Compostas por relatos de experiências de projetos e atividades relativas ao Patrimônio Cultural desenvolvidos por universidades, instituições culturais e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais em Santa Catarina, foram realizadas duas mesas redondas:

. Experiências de Políticas de Gestão de Espaços de Memória

. Políticas e Ações de Difusão do Patrimônio Cultural


Houve cinco sessões temáticas de comunicação, a saber: 
. “Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização”;
. “Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação”;
. “Patrimônio e Processos de Musealização”;
. “Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares”;
. “Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação”.

As conferências e mesas redondas foram realizadas no Auditório Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (“plenarinho”), em Florianópolis, SC.

As sessões temáticas se distribuíram por diferentes espaços vinculadas ao patrimônio cultural, no centro de Florianópolis: auditório da Casa de Memória (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes); auditório do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa; auditório da Fundação Cultural BADESC; auditório do Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; Teatro Armação.


Comissão Organizadora:

. Profa Mônica Martins da Silva- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-SC)
. Prof. Elison Antônio Paim- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-SC)
. Profa Janice Gonçalves - LabPac/UDESC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-SC)
. Arquiteta Melina Valença Marcondes (Fundação Catarinense de Cultura)




Comentários